home office

7 dicas para trabalhar home office e ficar em paz

O que você vai saber aqui:

  • Quais os principais desafios do home office
  • Dicas para não engordar no home office
  • Como acelerar o metabolismo no home office

Não ganhe peso no home office

O home office não é bem uma novidade. Muita gente já divide o ambiente doméstico entre moradia e espaço profissional há algum tempo. Mas agora, em época de pandemia, a quarentena transformou as relações de trabalho e fez do home office uma excelente alternativa para muitos profissionais que podem executar a sua função baseados na própria casa.

Como em toda a mudança, é preciso um período de adaptação para assimilar as novidades. Para quem não está acostumado, encarar o home office pode ser mais desafiador. Ter disciplina, maturidade e responsabilidade é muito importante para saber lidar com a liberdade que o home office proporciona.

Pois é, viver de home office não é um mar de rosas!

Um dos principais desafios do home office é justamente conciliar as tarefas profissionais com as atividades domésticas. A proximidade com os ambientes da casa, ao mesmo tempo em que é confortável, também pode atrapalhar o foco e a concentração no trabalho. Estar em casa pode ser tentador para prolongar as horas de sono ou os momentos de lazer. E aí, a cama, o sofá e a televisão podem representar perigo se não houver organização e autocontrole.

Outro sinal de alerta é a geladeira! Se por um lado o home office viabiliza a possibilidade de manter uma rotina mais saudável, por outro o acesso facilitado aos alimentos pode significar mais petiscos fora de hora ao longo do dia. Nesse caso, o home office passa a ser um inimigo em potencial da balança.

Ficou preocupado? Desencana, mas se liga nessas dicas para não se perder nas tentações do home office!

7 dicas para não engordar no home office

Esqueça um pouco sobre as vantagens e desvantagens do home office e tenha em mente o principal: o seu corpo não diferencia o lugar onde você trabalha. Seja em casa ou em um escritório, a sua saúde merece ser prioridade na sua vida. Manter hábitos saudáveis é importante onde quer que esteja, do contrário, o plano de emagrecimento ou qualquer outro plano que esteja em mente pode desmoronar com a ausência desses cuidados.

  • Determine horários para as refeições

A grande armadilha do home office é a possibilidade de comer a qualquer hora. A cozinha é logo ali e você não precisa dar satisfação sobre quando deseja fazer uma pausa.

Fazer lanche enquanto trabalha, então, dispensa comentários! Além de interferir no foco e na produtividade, comer sem prestar atenção no alimento prejudica a sensação de saciedade. Você nem vai lembrar o que comeu, logo não vai contabilizar essas calorias e em seguida estará com fome novamente.

  • Coma o mínimo possível (ou nada!) de guloseimas

Procurar manter a dispensa e a geladeira abastecidos com alimentos naturais é o ideal. Não ter aquela gaveta cheia de doces para as eventuais “emergências” ajuda – e muito! – a evitar um exagero ou até mesmo compulsão pelo açúcar. Estocar grandes quantidades de comida também é desnecessário.

  • Pratique exercícios físicos diários

Você sabia que os astronautas são treinados para praticar exercícios físicos no espaço?  Confinados em cápsulas, eles precisam manter uma rotina de atividades físicas para garantir a saúde.

Bem, se astronautas podem treinar no aperto e sem gravidade, não é em casa que você não poderá! Se não há a possibilidade de sair para se exercitar, vale qualquer movimento na sala mesmo. A tecnologia está aí para ajudar e aplicativos não faltam para inspirar esse momento tão importante do dia – mesmo que por alguns minutos.

  • Mantenha uma rotina de se pesar uma vez na semana

Todos os dias é desnecessário – cuidado para não virar paranoia! Mas o monitoramento é muito importante. Balança e fita métrica podem ser boas aliadas para não perder a noção do seu desempenho. Outro termômetro excelente são as roupas e o próprio espelho.

  • Durma oito horas por noite

A quantidade, na verdade, pode variar de acordo com cada pessoa. Mas, em geral, especialistas defendem que o ideal para a maioria da população é dormir de 7 a 9 horas por noite. Dormir bem é essencial para manter o foco no trabalho, além de ter impacto no humor e ser muito importante para regular a fome. Quem dorme bem, come menos.

  • Mantenha o lado social e a diversão em dia

O planejamento com horários bem definidos é fundamental para cumprir todas as demandas com eficiência e profissionalismo. Mas o trabalho não deve ocupar todo o cronograma. É importante reservar alguns momentos de lazer para relaxar e revitalizar as energias.

Sem a presença de colegas para conversar nos intervalos, o home office pode representar para muitas pessoas o afastamento das interações sociais. Por isso, manter o contato com os amigos em dia, mesmo que virtualmente, ajuda muito na sensação de prazer e bem-estar, tendo impacto direto na produtividade profissional.

  • Invista nos alimentos que aceleram o metabolismo

O trabalho em home office não demanda muito esforço físico, o que pode ter impacto negativo no metabolismo. Por isso, além da importância da rotina de exercícios físicos, também é preciso estar atento ao tipo de alimento que está sendo consumido, dando preferência àqueles que ajudam a acelerar o metabolismo.

Um metabolismo acelerado na medida certa significa maior capacidade do organismo de queimar gordura. Para isso, um grande aliado é o café termogênico. O SuperCoffee é um composto de 10 superalimentos 100% naturais e veganos que cumprem exatamente essa função: a de melhorar o funcionamento do metabolismo, favorecendo o emagrecimento e promovendo mais energia e disposição.

Além da cafeína, também atuam como termogênicos a canela, o gengibre e a pimenta caiena. A fórmula ainda conta com chá verde, cúrcuma, cardamomo, noz moscada, castanha-do-pará e leite de coco em pó. Um verdadeiro blend do futuro que veio para revolucionar o mercado de cafés termogênicos.

Para saber mais detalhes sobre os benefícios do SuperCoffee, confira este post especial sobre o verdadeiro café do futuro.

E se quiser saber mais sobre o efeito termogênico dos alimentos, neste post revelamos as principais especiarias capazes de acelerar o metabolismo.