fbpx
superar a procrastinação

5 dicas para superar a procrastinação

O que você vai saber aqui:

  • O que é procrastinação
  • Por que procrastinamos
  • Como vencer a procrastinação

Superar a procrastinação: Descubra como acabar de vez com o hábito de procrastinar

A mania de procrastinar certamente é um dos maiores inimigos para alcançar determinado objetivo, seja ele qual for. Esse hábito traiçoeiro é natural do ser humano e às vezes é até confundido com preguiça. Mas procrastinar na verdade é melhor definido como adiar, postergar, transferir o que deveria ser feito hoje para outro dia.

Ok, a definição não é das piores. Afinal, quem já não precisou reorganizar a agenda e atrasar alguma tarefa por algum motivo? Imprevistos acontecem, e adiar um plano não precisa necessariamente ser algo ruim e condenável. O problema é quando isso se repete e vira hábito.

A procrastinação não é exatamente uma doença, mas tem alguns traços que se assemelham. O ato de procrastinar, quando se torna um ciclo vicioso, pode representar graves prejuízos tanto na vida profissional quanto no lado pessoal e na saúde.

O que é procrastinação e como superar?

Cecília tem uma prova na segunda-feira, por isso planeja um final de semana de estudos. Divide os conteúdos para revisar uma parte no sábado e a outra metade no domingo.

No sábado, quando o despertador toca, decide prolongar a soneca por alguns minutos, afinal, é sábado. Quando se levanta, prepara um café reforçado para dar conta da maratona de estudos, e acaba se empolgando com algumas criações na cozinha.

Enquanto toma o café, abre o portal de notícias para se atualizar e aproveita para dar uma conferida também nas redes sociais. Quando termina, a manhã já está pela metade, e aí não vale a pena começar a estudar. Melhor deixar para a parte da tarde.

Aproveita o resto da manhã para dar uma geral na casa, pois estava precisando. Vai no mercado, reabastece os produtos de necessidade básicas, e sai novamente para almoçar fora. Ao retornar para casa, se dá ao luxo de tirar uma “sesta”, coisa rápida, só para ter mais energia para depois focar melhor nos estudos.

Quando acorda, finalmente se prepara para estudar, mas ao desligar o celular, resolve dar uma olhadinha naquelas mensagens do grupo que está no silencioso. Acaba respondendo, engata uma conversa e dá mais uma passadinha pelas redes sociais.

Agora, a tarde também já está “mais para lá do que para cá”. Pensando bem, dá tempo de estudar tudo no domingo!

E então, o quanto você se identifica com essa situação?

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por algo parecido! Mas, se isso se torna frequente na sua vida, está na hora de ligar o sinal de alerta e parar de procrastinar.

Mas por que procrastinamos?

É complexo de entender por que reconhecemos a procrastinação como algo negativo e, mesmo assim, continuamos procrastinando.

A psicologia tenta explicar a procrastinação pelas emoções. Procrastinamos porque, no fundo, temos medo de não conseguir dar conta de determinada tarefa. Ou ainda, tememos a reprovação, ou o julgamento alheio. A procrastinação diz muito sobre uma insegurança interna.

Outro motivo é a desorganização, que leva à falta de foco. Quem não tem um planejamento bem definido para o seu dia, tem grandes chances de acabar procrastinando alguma atividade.

Como vencer a procrastinação?

Procrastinar pode levar alguém a perder grandes oportunidades de trabalho, prejudicar uma ascensão profissional, comprometer a credibilidade nas relações pessoais e até mesmos causar problemas de saúde.

É comum ao perfil do procrastinador um grande sentimento de culpa por não ter sido forte o suficiente, por ter caído na tentação de se autossabotar, e por não ter dado conta do que deveria.

Isso tem um peso importante em termos de saúde mental, pois é fator considerável de estresse, que por sua vez tem relação com muitas doenças no campo físico.

Para acabar de vez com a procrastinação, é essencial identificar quais são as principais distrações que podem comprometer a produtividade.

Com a presença de cada vez mais tecnologias e acesso facilitado às informações, fica cada vez mais fácil procrastinar. Para virar o jogo, invista nessas cinco dicas para vencer a procrastinação:

  • Não espere para ter disposição

Nem sempre estamos morrendo de vontade de fazer o que é preciso ser feito. A diferença entre quem faz e do procrastinador está na energia dedicada à essa falta de vontade.

É o famoso “não pensa, só vai”! Quem faz, simplesmente vai lá e executa a tarefa, enquanto aquele que procrastina fica pensando e divagando sobre a ausência de desejo em fazer.

  • Crie recompensas para as tarefas

Pensar em algo para presentear a si mesmo depois de concluir determinada tarefa é uma estratégia muito legal para criar essa motivação.

  • Planeje o seu dia

A organização é fundamental para driblar as chances de procrastinar. Estabelecer horários para o cumprimento de cada atividade ajuda muito a dar conta dos deveres e ainda reservar um tempo para o lazer.

  • Descubra o que lhe motiva

Cada pessoa funciona de um jeito, e levar em consideração as preferências pessoais aumenta muito as chances de sucesso na luta contra a procrastinação.

Tem gente que se motiva com música, por exemplo. Outros criam mais coragem depois de uma boa xícara de café.

E para os coffee lovers, SuperCoffee é a melhor opção de café termogênico do mercado. Conheça mais sobre o SuperCoffee: Original Edition neste post.

  • Inclua a meditação no seu dia

Meditar é uma excelente forma de relaxar, e também contribui muito para o aumento do foco. Com a mente descansada, é possível experimentar uma sensação de maior clareza para a tomada de decisões no dia a dia.

Meditar alguns minutos por dia melhora muito o desempenho intelectual, proporciona mais agilidade e produtividade. Neste post, tem dicas de como fazer da meditação um hábito.

Rolar para cima