aumentar a imunidade

Superalimentos para aumentar a imunidade

O que você vai saber aqui:

  • O que é imunidade
  • Quais são os sintomas da imunidade baixa
  • O que comer para aumentar a imunidade

Descubra o que não pode faltar no cardápio para turbinar o sistema imunológico

Ter uma saúde de ferro e passar bem longe das doenças é o desejo de todas as pessoas. Ao mesmo tempo em que vivemos expostos a um ambiente nocivo com o impacto da poluição, dos agrotóxicos, entre outros malefícios, buscamos diversas maneiras de equilibrar esses estragos.

Blindar a imunidade não é fácil, mas manter um bom funcionamento do sistema imunológico é possível. Para isso, tudo começa na alimentação. Mas, antes de saber o que não pode faltar no cardápio para turbinar a saúde, vamos entender como funciona o sistema imunológico.

O que é imunidade?

A imunidade é a capacidade que o organismo tem de se defender de agentes causadores de doenças como vírus, bactérias, protozoários e fungos. Quem trabalha para defender o corpo são células específicas, tecidos e órgãos, que formam o que conhecemos por sistema imunológico. Quando algo atrapalha esse mecanismo, o seu potencial de defesa não funciona bem, e então podem surgir os sintomas da imunidade baixa.

Quais são os sintomas da imunidade baixa?

Poluição, agrotóxicos, sedentarismo e estresse são apenas alguns dos fatores que podem ter impacto negativo sobre o sistema imunológico. Eles fazem com que a produção de radicais livres aumente consideravelmente, e isso faz com que a atividade imunitária diminua.

São diversos os sintomas que o organismo pode demonstrar como sinal de que a imunidade está baixa. Alguns podem, inclusive, permanecer por muitos anos. Veja alguns dos mais comuns:

  • Estomatite
  • Herpes recorrente
  • Gripes e resfriados
  • Manchas vermelhas ou brancas na pele
  • Febre e calafrios frequentes
  • Otite
  • Candidíase frequente
  • Sonolência
  • Cansaço
  • Diarreia prolongada

O que comer para aumentar a imunidade?

Quando um ou mais sinais de imunidade baixa aparecem, é importante consultar um médico para dar início ao tratamento mais adequado para cada caso.

Mas, como em tudo, a prevenção é sempre o melhor remédio. E colaborar para as defesas do organismo está ao alcance de todas as pessoas através da alimentação.

Manter uma alimentação saudável é essencial para melhorar a saúde do corpo e da mente. Quando o assunto é aumentar a imunidade, alguns nutrientes são considerados indispensáveis. Conheça agora quais são os alimentos mais importantes para turbinar a saúde e manter a imunidade nas alturas!

  • Oleaginosas

São oleaginosas os alimentos com alto teor de óleo e gordura boa, excelentes fontes de energia, vitaminas e minerais. As oleaginosas são ricas em vitamina E, que contribui para o funcionamento e estrutura das células no combate aos radicais livres. As oleaginosas também são ricas em selênio, um dos minerais mais importantes na função antioxidante. Fazem parte do grupo das oleaginosas as castanhas (do Pará e de caju), amêndoas, avelãs e nozes.

  • Temperos naturais

Eles não servem somente para destacar o sabor e o aroma dos pratos. Os temperos também têm função importante para regular o sistema imunológico.

O gengibre, por exemplo, é fonte de vitamina C, B6 e tem ação bactericida, sendo excelente no tratamento de inflamações.

A pimenta é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A, poderosa na proteção das infecções do organismo.

Outro tempero sinônimo de imunidade lá em cima é a cúrcuma. Também conhecida por açafrão, essa raiz é famosa na culinária indiana, mas também muito indicada pela sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante.

Outra especiaria que traz benefícios é o cardamomo, da família do gengibre, e a noz moscada, muito relacionada ao fígado e aos rins – órgãos que filtram as toxinas do corpo.

  • Fontes de antioxidantes

São considerados antioxidantes todos os alimentos que ajudam a inibir a oxidação das células. Eles são capazes de proteger o organismo contra a ação dos radicais livres. Um exemplo de fonte carregada de antioxidantes é o chá verde, produzido a partir da folha Camellia Sinensis.

Agora, imagine juntar todos esses alimentos altamente favoráveis para a melhoria da imunidade em um só composto! Pois foi exatamente isso que o SuperCoffee fez!

Com uma fórmula única e exclusiva, o SuperCoffee veio para revolucionar o mercado de cafés termogênicos. Diferente de tudo o que já existe, o café reúne os 10 melhores superalimentos para a imunidade em uma combinação que ainda atua no aumento do foco, energia e metabolismo.

Não surpreende o porquê SuperCoffee é considerado o verdadeiro café do futuro. Ao café especial 100% arábica, foram adicionados leite de coco em pó, castanha-do-pará, chá verde, canela, gengibre, pimenta caiena, cúrcuma, cardamomo e noz moscada. Cada ingrediente foi escolhido minuciosamente após anos de estudos e testes, que resultaram nesse potente blend da saúde!

Para saber mais sobre como SuperCoffee pode turbinar a imunidade, não deixe de ler esse post especial.