fbpx
especiarias que são aliadas ao emagrecimento

Conheça 5 especiarias que são aliadas ao emagrecimento

Conheça 5 especiarias que são aliadas ao emagrecimento

Aqui você vai saber:

  • O que é metabolismo
  • O que acontece no metabolismo acelerado
  • Especiarias para acelerar o metabolismo

Comida sem tempero realmente não tem graça. Mas a verdade é que os temperos fazem muito mais do que garantir aquele aroma e sabor inigualáveis.

Para começar a lista de vantagens de uma comida bem temperada: apostar nos temperos certos pode significar reduzir o sal. E aí, quem agradece é a saúde!

Mas para isso, não vale substituir o sal por temperos industrializados em tabletes ou preparações prontas. Esses são ricos em sódio e outras substâncias químicas prejudiciais à saúde, geralmente relacionadas à retenção de líquidos e doenças como hipertensão.

Estamos falando de temperos naturais, aqueles provenientes do que é possível encontrar na natureza. Ricos em vitaminas e minerais, os temperos são versáteis e podem ser adicionados nos alimentos, mas também em bebidas e outros preparos.

As especiarias, por exemplo, têm origem vegetal, como raízes das plantas, cascas, flores e sementes, e são usadas não só para incrementar a culinária. É muito comum encontrar incensos, cosméticos e até medicamentos à base de especiarias.

Nutritivas, saborosas e terapêuticas, as especiarias que são aliadas ao emagrecimento têm importantes propriedades medicinais, ajudam a equilibrar o corpo e a mente, e são grandes aliadas da saúde do metabolismo.

Muito se fala sobre metabolismo e a importância de otimizar o seu funcionamento para a manutenção da saúde.

Mas, o que é metabolismo?

Metabolismo é toda a energia que o corpo precisa consumir para manter suas funções básicas em pleno funcionamento. Esse processo pode ser dividido em taxa metabólica basal (calorias consumidas pelo corpo em repouso), termogênese sem exercício (calorias consumidas pelo corpo em movimentos de rotina) e na atividade física (calorias queimadas pelo corpo ao praticar exercício).

Em um metabolismo acelerado, esse gasto acontece de forma mais rápida, aumentando a queima de gordura e favorecendo o emagrecimento.

Mas acelerar o metabolismo não se resume apenas em se mexer mais. A alimentação também tem papel importante para melhorar o sistema metabólico.

Alguns alimentos, como as especiarias que são aliadas ao emagrecimento, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e, assim, acelerar o metabolismo. Por isso, incluir esses alimentos no cardápio diário pode dar aquele “up” no projeto de emagrecimento – sem falar nos infinitos benefícios para a imunidade.

Conheça 5 especiarias para acelerar o metabolismo e melhorar emagrecimento:

  1. Cúrcuma

O pó amarelo proveniente do açafrão é quase mágico! E quem faz a magia acontecer é a curcumina, substância que garante a coloração amarelada da cúrcuma e trabalha para eliminar as toxinas do organismo.

As células de gordura – assim como a celulite – nada mais são do que o resultado de um processo inflamatório. Ao detectar essa inflamação, a cúrcuma age para destruí-la.

E isso não é tudo! Com a faxina pelo organismo, a cúrcuma ativa o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças e o retorno da gordura indesejável.

Estudos ainda relacionam a cúrcuma com a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e reparação dos tecidos do fígado.

  • Canela

A capacidade de aumentar a temperatura corporal faz da canela um excelente termogênico natural. Com essa alteração na temperatura, o metabolismo passa a funcionar em ritmo mais acelerado, favorecendo a queima da gordura.

A canela também é capaz de melhorar a digestão, o hálito e a circulação do sangue. Na medicina chinesa, a canela ainda é aliada no tratamento de doenças respiratórias.

Ricas em vitaminas e minerais, a canela também é um antioxidante poderoso, e colabora na prevenção de infecções e envelhecimento precoce.

  • Gengibre

Existem pesquisas que sugerem o gengibre como solução fitoterápica altamente eficaz na prevenção da síndrome metabólica – doença relacionada à obesidade que representa risco para o surgimento de diabetes, acidente vascular cerebral e complicações cardíacas.

Ao acelerar o metabolismo, o gengibre cumpre função importante para eliminar gorduras, ajudando também na digestão e secreção de insulina.

  • Pimenta

Algumas pessoas não apreciam comida apimentada, mas ao ter conhecimento sobre todos os benefícios que a pimenta é capaz de oferecer para a saúde, certamente passarão a rever conceitos.

Até porque não é preciso exagerar na quantidade. Uma dosagem mínima de pimenta no dia já é capaz de proporcionar excelentes efeitos no organismo.

Graças a uma substância chamada capsaicina, a pimenta é capaz de aumentar a taxa metabólica em até 20%. Calcula-se que bastariam 6 gramas de pimenta para queimar em média 45 calorias.

  • Cardamomo

Parente do gengibre, o cardamomo tem efeitos similares, e também está relacionado à prevenção da síndrome metabólica.

Tem sabor refrescante, mas não possui as mesmas propriedades termogênicas do gengibre. Por outro lado, o cardamomo é rico em valor nutricional e possui óleos em sua composição que agem como antioxidantes e estimulam o metabolismo.

Mas atenção! Não é por serem saudáveis e terem propriedades medicinais que as especiarias podem ser consumidas sem restrições. Justamente por acelerarem o metabolismo, o excesso de especiarias pode causar sensações desagradáveis em algumas pessoas, como dores de cabeça, problemas no sono e distúrbios gastrointestinais.

Uma forma prática de consumir especiarias e se valer de todos os seus benefícios é com SuperCoffee. O café termogênico lançou uma fórmula única e exclusiva no mercado e que inclui todas as especiarias termogênicas na dose certa. Basta adicionar 10 gramas do produto em 100 ml de água.

SuperCoffee é feito à base de café especial, com grãos 100% arábica, e ainda conta com leite de coco em pó, castanha-do-pará, chá verde e noz moscada.

Cada ingrediente foi cuidadosamente selecionado após anos de estudos e testes, que levaram a essa combinação infalível para turbinar o metabolismo.

Veja aqui muitos outros benefícios que SuperCoffee pode proporcionar ao seu dia!

Rolar para cima
Rolar para cima