fbpx
Feng Shui

Feng Shui: Por que tirar os sapatos para entrar em casa?

Os hábitos de higiene nunca estiveram em tanta evidência. Com a pandemia do coronavírus que vem transformando todo o mundo em todos os sentidos, manter as mãos e os ambientes limpos é assunto diariamente comentado e, principalmente, colocado em prática com mais atenção. E quando se trata do ambiente doméstico, todo o cuidado é pouco para preservar a própria saúde e a saúde de quem amamos.

O que você vai saber aqui:

  • O que é feng shui
  • Quais os benefícios do Feng Shui
  • Dicas para aderir ao hábito de tirar os sapatos

O ritual faz parte dos princípios do Feng Shui para harmonizar ambientes

Nessa busca por mais higiene e segurança, um ritual bem antigo e conhecido especialmente na cultura oriental tem conquistado muitos adeptos por aqui. Tirar o calçado antes de entrar em casa é costume em países como o Japão, onde as casas inclusive têm logo na entrada um espaço específico para deixar os sapatos.

Esse espaço é chamado de GENKAN (a pronúncia é “guenkan”) e geralmente tem um tapete em uma sala ou varanda para acomodar os calçados, que devem ser posicionados voltados para a saída da casa.

Para os japoneses, no entanto, essa prática tem um significado que vai muito além da simples limpeza física. Tirar os sapatos também é um ato de proteger o espaço das energias externas. É uma limpeza espiritual para prevenir a contaminação com energias impuras trazidas de fora, preservando assim a harmonia e a paz do lar.

Outra forma de interpretar esse ritual é percebê-lo como uma maneira de enaltecer a humildade. Antigamente, sapatos eram sinônimo de riqueza, pois o privilégio de ter o que calçar não era para todos.

Muitos acreditam, ainda, no poder que os sapatos têm de carregar as energias dos locais por onde passou – a energia Yang, do movimento e da atividade –, sendo por isso necessário deixá-los do lado de fora dos ambientes, ou fazer uma limpeza antes de guardá-los.

Tirar os sapatos faz parte da filosofia Feng Shui, uma técnica utilizada justamente para harmonizar os ambientes e alinhar as suas vibrações.

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte milenar que teve origem na China e segue diversas filosofias como base. O princípio do Feng Shui é que os ambientes possuem energias específicas que podem agir em prol dos moradores e frequentadores do local ou ao contrário.

Para equilibrar essas vibrações, o Feng Shui faz uso do baguá, uma espécie de mapa com oito lados que indica o que precisa ser alinhado. Mudanças nas posições dos móveis, renovação da pintura e da iluminação e objetos decorativos são alguns dos recursos muito utilizados pelo Feng Shui para proporcionar essa melhora do fluxo energético.

Mas, para quem segue os preceitos do Feng Shui, acredita-se que de nada adianta aplicar tais mudanças se continuar contaminando a casa através da energia trazida com os calçados.

Quais os benefícios do Feng Shui?

Harmonizar os espaços domésticos tem influência direta na vida de quem mora no local. Em ambientes equilibrados, as pessoas recebem proteção e costumam perceber melhorias nos seus relacionamentos em geral.

Nos estabelecimentos comerciais, o Feng Shui pode ajudar muito a melhorar as oportunidades de negócios, atraindo mais lucro e também mais afinidade no relacionamento entre as equipes de trabalho.

O Feng Shui também pode ser aplicado para uso pessoal, sendo uma ótima ferramenta para aprimorar a saúde mental, emocional e espiritual.

Como aderir o hábito de tirar os sapatos

Colocar em prática a sabedoria oriental do Feng Shui requer planejamento e também persistência para que o costume de tirar o calçado, por exemplo, vire um hábito. Algumas dicas podem facilitar no dia a dia, como pensar no local onde os sapatos serão deixados. Inspire-se:

  • Não precisa necessariamente deixar o calçado do lado de fora da casa. O que vale é evitar a circulação do sapato pelos ambientes. Coloque um móvel pequeno, pode ser um armário ou uma estante, perto da porta de entrada para acomodar os sapatos.
  • Nesse mesmo móvel, é legal ter um chinelo para os dias de calor e uma pantufa para os dias frios para os moradores da casa. Também é bacana incluir chinelos extras para as visitas.
  • Fazer um bilhete e fixá-lo em algum espaço na entrada de casa é uma forma criativa para lembrar do ritual e também orientar as visitas.
  • Deixar um banquinho para facilitar a troca dos calçados pode ser providencial.
  • Antes de guardar o sapato no armário, procure limpá-lo com uma escova ou pano úmido.
  • Tenha um local específico para guardar os sapatos que não seja dentro do quarto. Como o quarto é o local do repouso, onde a energia é revitalizada, não é recomendado que tenha objetos sujos e com energia negativa.
Rolar para cima
Rolar para cima