fbpx
dormir bem emagrece

Por que dormir bem emagrece?

Dormir e emagrecer pode até parecer um sonho difícil de se tornar realidade, mas se for levada em consideração a quantidade de calorias que o organismo gasta durante o sono, é possível sim acreditar na possibilidade de perder peso à noite. Para manter ativas as funções básicas como circulação e respiração, o corpo gasta energia, o que pode significar mais de mil calorias queimadas.

Por que dormir bem emagrece? Saiba como uma boa noite de sono influencia no emagrecimento

O que você vai saber aqui:

  • Como o sono influencia no emagrecimento
  • Dicas para melhorar a qualidade do sono

A quantidade varia conforme cada pessoa e existem até algumas estratégias recomendadas para quem deseja otimizar esse “emagrecimento dos sonhos”. Aumentar a ingestão de proteína antes de dormir e manter o quarto escuro sem luminosidade são algumas das dicas para dormir melhor.

Independente do ritual escolhido, o fato é que a qualidade do sono tem impacto significativo tanto na qualidade de vida quanto nos planos de emagrecimento.

Tem muita gente que se esforça na academia, segue à risca um cardápio nutricional, e ainda assim não consegue ver os resultados na balança e no espelho. Essas pessoas não entendem onde estão errando, sendo que o erro pode simplesmente ser uma sucessão de noites mal dormidas.

Mas, afinal, como o sono influencia no emagrecimento?

Diversos estudos científicos comprovaram que as pessoas que não dormem bem possuem maior propensão de engordar e também maior dificuldade em emagrecer.

Existe uma relação muito forte entre noites mal dormidas e episódios de compulsão alimentar. Onde há privação de sono, ocorre um desequilíbrio hormonal com o aumento da produção de cortisol – o hormônio do estresse – afetando negativamente a atividade cerebral.

Esse desequilíbrio é o responsável pela vontade de comer mais carboidratos e alimentos pobres em vitaminas, o que resulta no consumo de mais calorias durante o dia. Por outro lado, uma noite bem dormida regula a produção de hormônios como a grelina e a leptina, que são importantes para controlar a fome.

Descubra quais são os principais hormônios do sono e como cada um age no organismo:

  1. Leptina: quando regulada, ajuda na sensação de saciedade. Desregulada, diminui essa percepção e aumenta a vontade de comer.
  • Grelina: quando em pleno funcionamento, regula a fome natural. Quando descontrolada, provoca o aumento da fome.
  • Cortisol: regula o apetite quando está em dia. Mas em desequilíbrio, aumenta a vontade de comer e ainda ajuda a estocar gordura na barriga
  • Hormônio do crescimento (hgh): pode ajudar a diminuir a gordura corporal, mas quando desregulado transforma as calorias em gordura.

Quantas horas é preciso dormir para emagrecer?

A quantidade de horas de sono recomendada varia de acordo com cada pessoa, mas existe um consenso entre a maioria dos especialistas sobre dormir de 7 a 9 horas por noite. Isso porque cada estágio do sono tem, em média, 90 minutos, e o indicado é dormir no mínimo 5 estágios por noite.

Mas, mais do que a quantidade, o que importa mesmo é a qualidade do sono. Fazer da hora de dormir um momento sagrado é muito bom, priorizando atividades e alimentos que induzam ao relaxamento a partir do anoitecer.

Virou quase senso comum dizer que o consumo de café à noite pode prejudicar o sono, porém já existem pesquisas que mostram que o café pode não ter essa influência.

Muitas pessoas também relatam que conseguem dormir mesmo após terem tomado uma xícara de café. Isso varia conforme cada perfil, de qualquer forma, a cafeína tem ação estimulante e, por isso, é mais recomendada (e inclusive muito indicada) para ser consumida pela manhã.

Conheça neste post, SuperCoffee é uma excelente opção para começar bem o dia.

Dicas para melhorar a qualidade do sono

Algumas pessoas acreditam que dormir a qualquer hora funciona, mas a verdade não é bem assim. Somos seres diurnos. Durante o dia, precisamos estar ativos e espertos, com o corpo e a mente em pleno funcionamento e harmonia. É à noite que o corpo repõe as energias, por isso o sono noturno é o mais reparador.

Confira essas dicas que podem ajudar a dormir melhor!

  • Fazer refeições mais leves à noite é indicado para não sobrecarregar o organismo que precisa trabalhar para promover a digestão dos alimentos. Investir nas proteínas é o ideal, já que o consumo de proteína está intimamente relacionado ao aumento da massa magra. E quanto maior a quantidade de massa magra no corpo, maior a taxa de metabolismo basal, que é a capacidade do corpo de queimar calorias mesmo em repouso.
  • Evitar o álcool antes de dormir também é essencial, porque o álcool impede o corpo de atingir o estado REM do sono, que é o sono profundo no qual o corpo gasta mais calorias.
  • A luz emitida pelos aparelhos eletrônicos pode reduzir a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. Por isso, desligar celular, computador, e televisão é imprescindível para garantir uma boa noite de sono.
  • Para quem tem a possibilidade de manter uma rotina do sono, é interessante acostumar-se a dormir sempre no mesmo horário. Um ambiente adequado também é fundamental, e deve ser escuro, silencioso e longe dos eletrônicos.
Rolar para cima
Rolar para cima