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crise de ansiedade

Como o yoga reduz a crise de ansiedade

O que você vai saber aqui:

  • O que é ansiedade
  • O que é yoga
  • Dicas de yoga para reduzir a ansiedade

Entenda por que o yoga é indicado para acalmar a mente

Quando o assunto é ansiedade, os brasileiros podem falar sobre o tema com bastante propriedade. Afinal, embora o “mal do século” faça parte da realidade de todos os países, é o Brasil quem lidera o ranking de país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por aqui, o transtorno de ansiedade atinge 18,6 milhões de pessoas, isso é 9,3% da população.

Mas o que é ansiedade e por que as pessoas estão cada vez mais ansiosas?

Todos nós temos um certo grau de ansiedade, e ainda bem somos assim!

A ansiedade é uma resposta natural do corpo frente ao desconhecido. Ao enviar esse sinal de alerta, a ansiedade pode inclusive ajudar no planejamento e preparação para enfrentar desafios. O problema é quando a preocupação com o futuro se torna excessiva.

A ansiedade vira transtorno quando a preocupação começa a interferir nas atividades do dia a dia. São preocupações que fogem do controle, geram estresse e uma tendência ao pessimismo. O ansioso sempre pensa que, no final, tudo vai dar errado.

Além dos sintomas mentais, a ansiedade também pode elevar a frequência cardíaca, acelerar a respiração, causar sudorese e cansaço. As razões para explicar uma crise de ansiedade são muitas, e variam para cada pessoa.

A ansiedade pode ter explicação genética, em traumas do passado ou em dificuldades vividas no presente. O mais importante para o ansioso é aprender a identificar quais são os seus gatilhos, ou seja, perceber quais os fatores que contribuem para o surgimento da crise.

E tão importante quanto saber o que motiva uma crise é saber como preveni-la. É assim que cada vez mais pessoas têm aderido ao yoga.

E o que é o yoga?

O conceito de yoga pode variar conforme o objetivo que levou cada pessoa até a prática.

Quem faz yoga para alongar ou definir o corpo, pode interpretá-lo como um esporte.

Já quem busca melhorar a respiração e relaxar a mente, diz que o yoga é uma prática meditativa.

O fato é que, de alguma forma, todas as definições estão corretas.

O termo yoga vem do sânscrito e significa união. Essa prática milenar tem origem na Índia, por isso o yoga tem bastante influência do budismo e do hinduísmo.

O grande propósito do yoga é promover a integração do ser, através do equilíbrio do corpo e da mente. Para isso, são utilizadas técnicas de respiração (pranayama), e posturas e movimentos (asanas), além de um momento para o relaxamento com a meditação.

Se quiser saber mais sobre meditação, aqui temos um post especial sobre o assunto.

Yoga para aquietar a mente

Segundo os mestres yogues, as posturas e sequência de movimentos ativam os chacras – centros de energia que correspondem às principais glândulas do corpo. Assim, aos trabalhar esses pontos, o yoga regula os hormônios, como os de adrenalina, que são liberados em excesso quando estamos ansiosos.

Outro benefício do yoga para quem sofre de crise de ansiedade são as técnicas de respiração e relaxamento. Respirar corretamente melhora a oxigenação do cérebro, o que contribui muito para reduzir a tensão e o estresse.

Direcionar a concentração da respiração também é fundamental para desacelerar o fluxo dos pensamentos, que é um dos maiores sofrimentos de quem sofre de ansiedade.

Além da prática, estudar a filosofia yoga e se aprofundar na teoria certamente é enriquecedor em todos os aspectos e pode ajudar muito a aplicar os conceitos do yoga no dia a dia, aumentando ainda mais a sensação de bem-estar.

Entenda melhor como o yoga pode ajudar a acalmar a mente:

  • Asanas

Fazer as posturas do yoga (asana) ajuda a liberar a tensão e ativa os principais chacras, equilibrando a liberação de hormônios pelas principais glândulas do corpo.

Para a redução da crise de ansiedade, inspire-se nestas cinco asanas:

  1. Dhanurasana (postura do arco)
  2. Matsyasana (postura do peixe)
  3. Setubandhasana (postura da ponte)
  4. Paschimottanasana (curvar a coluna sobre as duas pernas)
  5. Shavasana (postura do cadáver)
  • Pranayama

Concentrar a atenção única e exclusivamente na respiração, com foco na expansão do abdômen ao inspirar, é um excelente recurso para desacelerar o fluxo dos pensamentos

  • Meditação

Ao final da prática, aproveitar a postura do cadáver para meditar é também contemplar os benefícios que o yoga proporciona para o corpo, mente e controle da crise de ansiedade.

  • Yoga para a vida

Além da prática, a filosofia yoga traz sabedorias muito interessantes e que, se aplicadas no dia a dia, são capazes de proporcionar um imenso bem-estar e sensação de paz interior.

Algumas falam, por exemplo, sobre meios de vencer sentimentos negativos como a ambição e a ganância, que muitas vezes são a razão para o surgimento da ansiedade

  • Yoga com amigos

Compartilhar os benefícios do yoga com quem amamos torna a prática ainda mais completa e especial. Sempre que possível, convide amigos, familiares, ou qualquer pessoa com quem se sinta bem e à vontade para dividir esse momento.

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